Conectar QueimadosNotícias

Projeto “Conectar Queimados” promove oficina participativa para discutir propostas para reestruturação urbana no entorno da estação ferroviária de Queimados

Representantes de entidades da sociedade civil, da iniciativa privada e do governo municipal de Queimados discutiram em conjunto propostas voltadas aos principais desafios do projeto
Foto: Consórcio Conectar.

Nos dias 10 e 11 de maio, o projeto Conectar Queimados promoveu a “Oficina Participativa de DOTS” para discutir os desafios e as propostas de reestruturação urbana no entorno da estação ferroviária de Queimados. A atividade, realizada no CEU Planeta Futuro, em São Roque, contou com representantes de 18 entidades da sociedade civil e da iniciativa privada queimadense, além de representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Queimados, e especialistas do consórcio responsável pela elaboração do projeto.

A iniciativa, que está sendo financiada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de recursos do Banco Mundial, tem como principal referência os princípios de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOTS). O conceito visa estimular as cidades a serem cada vez mais compactas e favoráveis à utilização de transportes sustentáveis. Nesse contexto, o objetivo é facilitar o deslocamento dos passageiros que utilizam o trem e as linhas de ônibus que atendem o município, e também a locomoção por caminhada e bicicleta.

Durante a oficina, os grupos de trabalho foram organizados em cinco grupos temáticos: Espaço Público e Mobilidade, Serviços Públicos, Habitação e Desenvolvimento Econômico, Transporte Público e Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental. No encontro, os participantes discutiram conjuntamente os principais problemas identificados pela equipe técnica do consórcio e as propostas que podem contribuir para possíveis soluções no entorno da estação.

As contribuições obtidas na atividade serão analisadas e consideradas como referência nas próximas etapas do trabalho. O relatório com os resultados da oficina será publicado em breve para consulta pública na seção Documentos do site do projeto Conectar Queimados. Enquanto isso, a página já contêm as apresentações dos grupos de trabalho, as contribuições das plenárias, a apresentação da metodologia utilizada e outros documentos referentes à Oficina.

Comunicação e participação popular

Foto: Consórcio Conectar

A “Oficina Participativa de DOTS” é apenas uma das atividades previstas para promoção da participação social durante o desenvolvimento do projeto Conectar Queimados. É importante ressaltar que esta não é a única atividade voltada à apresentação e consulta pública do trabalho. Nos próximos meses, serão realizadas apresentações públicas e reuniões com representantes de entidades da sociedade civil e do Conselho Municipal da Cidade de Queimados (COMCIQ) pela equipe técnica do consórcio responsável pela elaboração do projeto. Essas atividades têm como objetivo ampliar o diálogo sobre o projeto com a sociedade civil queimadense, visando alinhar ao máximo o trabalho às expectativas da população.

Além disso, em busca de ampliar o processo de participação da população, o site do projeto conta com a seção Fale Conosco”. Nela é possível enviar uma mensagem de sugestão, reclamação, informação ou solicitação sobre o projeto para consideração da equipe do consórcio responsável pelo trabalho. No site também são disponibilizados documentos para consulta pública, como relatórios, atas e apresentações. Acesse o site, informe-se e contribua com o projeto.

Confira algumas fotos da oficina:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *