SOBRE
Apresentação
Estimular modos de transporte ativos e coletivos, promover o equilíbrio na distribuição de oportunidades, tornar regiões mais acessíveis e reduzir a emissão de gases poluentes são alguns dos obstáculos enfrentados atualmente em diversas cidades e regiões metropolitanas do mundo. Estas medidas de planejamento urbano buscam promover padrões de mobilidade urbana mais inclusivos e sustentáveis que precisam ser encarados para obtermos um desenvolvimento territorial mais compacto.
O Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), é um conceito que se adequa a estes objetivos, e é composto por aspectos ambientais, econômicos e sociais. Os princípios de DOTS visam contribuir com o desenvolvimento urbano por meio da implementação de estratégias que estão diretamente relacionadas ao transporte sustentável e ao ordenamento territorial.
O Projeto Conectar utiliza como referência estes princípios para redesenhar o entorno da estação de Queimados, tornando-o mais integrado, inclusivo e acessível para as pessoas que se deslocam neste local, quer seja a pé, de bicicleta ou por meio do transporte público coletivo. O Projeto também tem como finalidade tornar a região mais conectada, potencializando a proximidade entre as oportunidades de transporte, moradia, comércio e trabalho.
Para atingir este objetivo, o Projeto está sendo planejado por especialistas que trabalham com arquitetura, urbanismo, engenharia, economia, mobilidade urbana, sistemas de transporte público e áreas afins. O corpo técnico é formado pelo poder público e por representantes da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Ao longo do projeto também serão incorporadas ideias e produtos gerados a partir de oficinas, palestras e reuniões.
Para incidir de forma mais precisa sobre o território e incluir as necessidades dos moradores, comerciantes e visitantes da região, é de suma importância que haja um engajamento social e uma participação ativa daqueles que estão, de alguma forma, conectados à região. O Projeto tem como objetivo tornar a elaboração deste plano mais colaborativa e para isto, irá coletar comentários, sugestões e dúvidas de moradores, comerciantes, visitantes, pedestres, ciclistas e usuários de transporte público que circulam ou estejam instalados próximos ao entorno da estação de Queimados por meio da página de Contato.
A partir do Projeto Conectar Queimados, que tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2020, espera-se que o entorno da estação e o método utilizado durante a reestruturação sejam replicados em outros projetos de reurbanização ao redor de corredores de transporte de média e alta capacidade em outros municípios e áreas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Consórcio
A ATP Engenharia atua desde 1991 no desenvolvimento de projetos, apoio e gerenciamento na execução de obras com foco em infraestrutura e na integração de soluções de engenharia. A ATP conta com um amplo portfólio de estudos e projetos, supervisão e gerenciamento de obras, sendo uma empresa comprometida com a qualidade e com a busca de soluções inovadoras para seus clientes, com o desenvolvimento permanente dos processos produtivos e com foco na sustentabilidade do empreendimento do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. Com a aplicação de conhecimentos técnicos e princípios éticos e o desenvolvimento permanente da equipe e dos processos produtivos, a empresa disponibiliza para os seus contratantes as mais modernas tecnologias para concepção, detalhamento e gerenciamento de soluções de engenharia. A ATP utiliza um sistema de gestão da qualidade (SGQ) que tem o objetivo principal de aperfeiçoar os processos gerenciais, mantendo a empresa no rumo desejado, e sistematizar uma ação comercial mais efetiva de modo a ter presença mais constante e consistente junto ao cliente, estabelecendo um bom nível de satisfação e consolidando a qualidade deste vínculo.

A empresa EDUTEC – Educação e Tecnologia LTDA foi criada no ano 2000, com o objetivo social de realizar atividades de prestação de serviços de consultoria nas áreas de economia, planejamento e gestão, para os setores público, privado e terceiro setor, bem como de prestação de serviços na área de educação superior e treinamento de pessoal.
O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo.Trabalhamos com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que garantam o acesso à cidade, reduzam emissões de carbono e a desigualdade social.
Receba Novidades
Assine nossa Newsletter