Conectar Queimados

SOBRE

Apresentação

Estimular modos de transporte ativos e coletivos, promover o equilíbrio na distribuição de oportunidades, tornar regiões mais acessíveis e reduzir a emissão de gases poluentes são alguns dos obstáculos enfrentados atualmente em diversas cidades e regiões metropolitanas do mundo. Estas medidas de planejamento urbano buscam promover padrões de mobilidade urbana mais inclusivos e sustentáveis que precisam ser encarados para obtermos um desenvolvimento territorial mais compacto.

O Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), é um conceito que se adequa a estes objetivos, e é composto por aspectos ambientais, econômicos e sociais. Os princípios de DOTS visam contribuir com o desenvolvimento urbano por meio da implementação de estratégias que estão diretamente relacionadas ao transporte sustentável e ao ordenamento territorial.

O Projeto Conectar utiliza como referência estes princípios para redesenhar o entorno da estação de Queimados, tornando-o mais integrado, inclusivo e acessível para as pessoas que se deslocam neste local, quer seja a pé, de bicicleta ou por meio do transporte público coletivo. O Projeto também tem como finalidade tornar a região mais conectada, potencializando a proximidade entre as oportunidades de transporte, moradia, comércio e trabalho.

Para atingir este objetivo, o Projeto está sendo planejado por especialistas que trabalham com arquitetura, urbanismo, engenharia, economia, mobilidade urbana, sistemas de transporte público e áreas afins. O corpo técnico é formado pelo poder público e por representantes da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Ao longo do projeto também serão incorporadas ideias e produtos gerados a partir de oficinas, palestras e reuniões.

Para incidir de forma mais precisa sobre o território e incluir as necessidades dos moradores, comerciantes e visitantes da região, é de suma importância que haja um engajamento social e uma participação ativa daqueles que estão, de alguma forma, conectados à região. O Projeto tem como objetivo tornar a elaboração deste plano mais colaborativa e para isto, irá coletar comentários, sugestões e dúvidas de moradores, comerciantes, visitantes, pedestres, ciclistas e usuários de transporte público que circulam ou estejam instalados próximos ao entorno da estação de Queimados por meio da página de Contato.

A partir do Projeto Conectar Queimados, que tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2019, espera-se que o entorno da estação e o método utilizado durante a reestruturação sejam replicados em outros projetos de reurbanização ao redor de corredores de transporte de média e alta capacidade em outros municípios e áreas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Consórcio

A ATP Engenharia atua desde 1991 no desenvolvimento de projetos, apoio e gerenciamento na execução de obras com foco em infraestrutura e na integração de soluções de engenharia. A ATP conta com um amplo portfólio de estudos e projetos, supervisão e gerenciamento de obras, sendo uma empresa comprometida com a qualidade e com a busca de soluções inovadoras para seus clientes, com o desenvolvimento permanente dos processos produtivos e com foco na sustentabilidade do empreendimento do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. Com a aplicação de conhecimentos técnicos e princípios éticos e o desenvolvimento permanente da equipe e dos processos produtivos, a empresa disponibiliza para os seus contratantes as mais modernas tecnologias para concepção, detalhamento e gerenciamento de soluções de engenharia. A ATP utiliza um sistema de gestão da qualidade (SGQ) que tem o objetivo principal de aperfeiçoar os processos gerenciais, mantendo a empresa no rumo desejado, e sistematizar uma ação comercial mais efetiva de modo a ter presença mais constante e consistente junto ao cliente, estabelecendo um bom nível de satisfação e consolidando a qualidade deste vínculo.

logo-edutec200

A empresa EDUTEC – Educação e Tecnologia LTDA foi criada no ano 2000, com o objetivo social de realizar atividades de prestação de serviços de consultoria nas áreas de economia, planejamento e gestão, para os setores público, privado e terceiro setor, bem como de prestação de serviços na área de educação superior e treinamento de pessoal.

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento  (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo.Trabalhamos com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que garantam o acesso à cidade, reduzam emissões de carbono e a desigualdade social.

Receba Novidades

Assine nossa Newsletter
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support